Um pouco de história:
Há alguns anos, um grupo de pesquisadores e amigos se reúne 2 a 3 vezes por mês no “Semeador”, para partilhar idéias, projetos em favor de Juazeiro, do Padre Cícero e dos romeiros. Esse grupo se chama GES (Grupo de estudo Semeador). Ora, membros desse grupo foram chamados para prestar serviço na secretaria de turismo e romaria e no Memorial Pe.Cícero, o que deu para o grupo GES mais dados e informações para analisar e avaliar o que está acontecendo no Juazeiro, nas romarias e o que podemos esperar para o futuro.
O que perceberam? É que o Estado e o Governo Federal querem transformar o Cariri num pólo turístico (turismo ecológico, científico, religioso...) Essa proposta vai criar empregos, crescimento econômico na região: em si, não é ruim na medida em que se trata de um turismo sadio, respeitando a originalidade e a história de Juazeiro, dos romeiros, do Padre Cícero. Senão, será um desastre a nível histórico, cultural e religioso.
O que é preocupante, é que o Estado e o Governo Federal parecem querer “transformar” a Romaria (que não dá muito dinheiro) em turismo religioso, distorcendo e desrespeitando a originalidade da romaria dos pobres da Mãe das Dores e do Padre Cícero, e, num certo sentido, eliminando o que é próprio à história e a cultura da Cidade do Padre Cícero.[1]Ora, quando a gente acaba com as raízes de uma árvore, o que acontece?
Vamos explicar melhor: Qual é a diferença entre o turista e o romeiro?
· O Turista quer VER coisas interessantes, bonitas, o romeiro quer VIVER uma experiência de penitencia e de fé!
· A satisfação do turista depende de uma boa cama, boa comida, bonitos passeios, espetáculos interessantes de folclore e religiosidade popular, enfim: prazeres que o divertem!
· A satisfação do Romeiro é bem diferente: o seu prazer é espiritual, é religioso, é íntimo. Sua alegria é vivida num clima de solidariedade, de partilha, de simplicidade, mesmo se ele espera ser bem recebido e encontrar um mínimo de conforto nos ranchos e pousadas.
Vamos dar um exemplo bem concreto:
· O romeiro quer subir a ladeira do Horto num gesto de penitência, seguindo a Via Sacra e os passos do Padrinho Cícero e, quando chega no alto da colina, ele experimenta que a Serra do Catolé é um espaço sagrado, encantado.
· O turista vai querer subir ao Horto de teleférico, para ter a vista bonita do Cariri e achar, lá em cima, um bom restaurante, de preferência com piscina! Haverá boa acolhida do turista e mais dinheiro no bolso do dono do teleférico ou do restaurante, mas a dimensão e a experiência do sagrado desaparecerão, assim como a história mística da Serra do Horto!
Não estamos contra o desenvolvimento e a modernização de Juazeiro, mas é preciso saber qual desenvolvimento “sustentável” e qual “modernização” valorizarão e não destruirão o tesouro histórico e religioso dessa cidade sonhada pelo Padre Cícero e construída pelos romeiros.
A atual Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro é bastante conhecedora e sensível às riquezas espirituais da Romaria em Juazeiro. Ela quer valorizar e preservar o tesouro religioso que é a Romaria tal como ela foi “inventada, criada” pela nação romeira. Mas é preciso ter uma visão mais larga: no futuro, quem vai vencer? O Turismo ou a Romaria? E qual é e qual será o nosso papel, como membros da Igreja e “herdeiros espirituais” do Padre Cícero?
A Igreja (e não o Estado ou o Governo Federal) é quem tem a responsabilidade de valorizar, aprofundar, favorecer os espaços e tempos de Romaria como vivência profunda de uma experiência de fé onde o romeiro é visto e reconhecido como sujeito, protagonista da Romaria e não apenas objeto passivo de uma ação pastoral que vem de cima.
De fato, quem é o sujeito, o protagonista da romaria em Juazeiro? Não é a Igreja em primeiro lugar mas O PRÓPRIO ROMEIRO que, durante mais de 100 anos, organizou sua romaria a Juazeiro, “sem, contra ou com a Igreja e os padres”, como dizia nosso querido Padre Murilo! Não podemos desrespeitar essa realidade tão rica para a nação romeira e a própria Igreja.
Porque Dom Fernando deseja incentivar uma Pastoral Diocesana de Romaria?Para favorecer uma pastoral orgânica e de conjunto entre os diversos santuários de Juazeiro (Matriz, Socorro, Franciscanos, Salesianos, Horto...) para:
· Aprofundar juntos a espiritualidade romeira, conhecendo melhor a sua originalidade e riqueza.
· Nesse sentido, discernir, em nossas iniciativas, o que favorece a Romaria e o que favorece o Turismo religioso, dando prioridade à primeira.
· Favorecer espaços para as expressões genuínas dos romeiros, sem abafá-las, mas num diálogo de profunda evangelização recíproca.
· Aprofundar e conhecer melhor a história de Juazeiro e do Padre Cícero, a fim de valorizar essa riqueza numa Pastoral mais encarnada na vida do povo romeiro e do povo de Juazeiro.
· Ter um tema comum (com um conteúdo desenvolvido e trabalhado juntos) de romaria para o ano, respeitando o toque particular dos santuários.
· Valorizar cada vez mais a solidariedade entre os santuários e eliminar a rivalidade que poderia existir entre eles.
· Repartir melhor os subsídios financeiros que a Prefeitura reserva para as romarias, a partir de critérios pastorais e evangélicos trabalhados e avaliados juntos.
· Avaliar regularmente e juntos ( também com representantes de romeiros) os frutos da ação pastoral de romaria. Não ter medo da verdade que liberta. Nosso objetivo comum é evangelizar, anunciar essa boa notícia do Reino de Deus no meio de nós (Romeiros e a Diocese do Crato!)
· Favorecer o interesse e empenho de todas as pastorais na Pastoral Diocesana de Romaria
Para favorecer a Pastoral Diocesana de Romaria, Dom Fernando instituiu:
A) A Coordenação Diocesana de Pastoral de Romaria, composta de:
Irmã Annette (coordenadora)
Semeador, rua Dona Leopoldina, 345 Aeroporto Juazeiro do Norte
E-mail: annettedumoulin@yahoo.com.br
Cel:9626 0944 Tel: (88) 35720205
Padre Marques:
Santuário Nossa Senhora das Dores, rua Padre Cícero,
Juazeiro do Norte E-mail: fcoemarques@uol.com.br
Cel: 96060327 Tel: (88) 35112202
Cícera Gomes: Rua Boa Vista 397
Cel: 99854573 Tel: (88) 35112897
E-mail: cicinhast@hotmail.com
Cícero José da Silva (seminarista)
E-mail: pjdecrato@bol.com.br Cel.:9938-3879 Tel.: 3521-1228
Luiz Cézar de Santana
Rua Pio X 174 - Salesiano E-mail: razecsantana@hotmail.com Cel: 88292131
Francisco Ferreira Junior
Rua Santa Isabel 1486 – Franciscanos
E-mail: juniorfariasbrito@hotmail.com
Cel.: 99325560 / 88432253
Adelenir
Rua das Orquidias – 79 – Antônio Vieira
E-mail: adelenimf@yahoo.com.br Cel: 99088832
B) A Comissão dos Santuários
Dom Fernando: (Presidente)
Padre Monteiro (Secretário)
Os Padres dos Santuários de Juazeiro do Norte
O Padre Foránio (da Forania II) atualmente, Padre Cláudio
Os membros da Coordenação Diocesana de Pastoral de Romaria
O Grupo GES ( como consultores)
C) Além disso, cada paróquia deverá formar uma comissão permanente de Pastoral de Romaria. Sua função:
· Contribuir, com propostas, idéias, criatividades, críticas, na elaboração das orientações da Comissão Diocesana de Pastoral de Romaria.
· Dar o toque próprio à Pastoral de Romaria do Santuário, além das orientações da Comissão Diocesana.
· Efetivar concretamente as orientações que virão da Comissão Diocesana em favor de uma pastoral de conjunto assim como as orientações próprias ao Santuário.
· Avaliar os resultados da ação evangelizadora da Pastoral de Romaria e comunicar essa avaliação à Comissão Diocesana.
Vamos assim unir nossas forças, nossos carismas, nossas convicções a serviço de uma acolhida missionária de nossos irmãos romeiros.
3 comentários:
olá bom dia gostaria de obter de vocês da pastoral das romarias uma informação,a mais de vinte anos sou romeiro de meu padim padre cicero e são Francisco de Canindé,e a cinco anos estou fazendo uma romaria,todo ano levo um ônibus com romeiros.a informação é seguinte,gostaria de saber como faço pra visitar as igrejas de são Francisco,a dos salesianos e sagrado coração de jesus,como juazeiro é muito grande e gente não conhece tudo eu queria saber,se tem algum guia que a gente possa contratar pra levar a gente a essas igrejas.espero uma resposta desta pastoral.
Grato:gersimar da silva
Santa Ines-MA
Olá, boa tarde!
Temos um restaurante dentro do sesc de juazeiro do norte, em frente a matris, os açmocos pela a regiao esta em torno de 12 reais, mas para fretante com o onibus fechado estamos fazendo por 10 reais, e o motorista e fretante nao pagam... Mais informação. 88 992836834
Silver Plated - Titanium Glass - TinNortheast | TitsinNortheast
Shop for silver babyliss pro nano titanium flat iron plated on titsinNortheast. Visit TinNortheast.com and titanium flat iron enjoy our wide selection of quality glass from our dewalt titanium drill bit set range of craft & home improvement $14.99 · ford edge titanium for sale In titanium nipple jewelry stock
Postar um comentário